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10 dicas para manter o sistema de injeção eletrônica do seu carro sempre em dia

A injeção eletrônica é o sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico do motor de um automóvel. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade das montadoras reduzirem o índice de emissão de gases poluentes. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica (ar/combustível), o que se traduz em maior economia de combustível, já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e também melhora o desempenho do motor.

Listamos abaixo algumas dicas para ajudar você a cuidar bem do sistema de injeção eletrônica do seu carro:

1) O consumo excessivo de combustível ou falta de potência do motor pode indicar deficiência no sistema.

2) No painel da maioria dos veículos existe uma lâmpada de advertência (geralmente um pequeno motor em amarelo) que ao piscar ou permanecer acesa com o motor em funcionamento, indica alguma anomalia.

3) A manutenção preventiva do sistema de injeção poderá corrigir a formação de carvão na câmara de combustão, evitando danos ao motor.

4) Quando houver dificuldade para fazer o motor funcionar pela manhã ou ele falhar/engasgar, é provável que o sistema necessite de limpeza e/ou de manutenção. Isso também é válido para carros com carburador.

5)  Não pise no acelerador de veículos com injeção para ligar o motor, pois após a partida ele inicia seu funcionamento um pouco mais acelerado e logo volta à aceleração normal.

6) Cuidado ao fazer “chupeta” em carro com injeção eletrônica, pois uma sobrecarga ou uma inversão de polaridade dos cabos da bateria pode danificar os componentes eletrônicos.

7)  Não lave o motor com jatos de alta pressão, pois isso pode provocar falhas no funcionamento do veículo e danificar os componentes eletrônicos.

8)  Faça manutenção preventiva do sistema a cada 30.000 km.

9) Os combustíveis aditivados ajudam a manter o conjunto da injeção limpo.

10) Nunca deixe baixar completamente o nível do combustível. Como a bomba elétrica de gasolina fica dentro do tanque, é o próprio combustível que a resfria. Se ela esquenta muito, sua vida útil diminui. Além disso, com o tanque vazio todas as impurezas sobem para a injeção e podem entupir os bicos.

A luz da injeção eletrônica acendeu? Não se desespere e confira a opinião do Dr. Carro:

Adaptado de portoseguro.com.br

Fonte: https://www.foxlux.com.br/

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